domingo, 6 de março de 2011

Opção Cutural Em Fortaleza

 
Clique para ver...Casa de José de Alencar
Na casa onde nasceu nosso Romancista Mor, estão mantidas as ruínas de um antigo Engenho onde se moía a cana para depois se transformar na "Rapadura" ou no "Melaço de Cana". Esse antigo Engenho foi o primeiro no Ceará a receber energia a vapor.
Também encontra-se o museu onde são encontrados documentos e telas do escritor cearense.
Localização: Av. Washington Soares, 6055 - Messejana - Telefone: (0xx85) 229-1898
Visitas: De 2ª a 6ª Feira - Horário Comercial. Sábados e Domingos - de 8 às 17h
Clique para ver... Praia de Iracema
Conhecida como a Praia dos Poetas e Intelectuais é o ponto mais quente da cidade. Contornada por calçadões e com Bares que se avisinham urbanamente no que se distanciam nas características. Para todos os gostos e preferências. Famosos com shows, música ao vivo, boates, restaurantes, lanchonetes, sorveterias e mais...
É onde a cidade se encontra nas noites de Fortaleza onde muitos se chegam já na tardezinha para apreciar o pôr-do-sol por trás da Ponte Metálica, antiga Ponte dos Ingleses.
Ali é comum encontrar muita gente nos bancos do calçadão ou dos bares conversando e divertindo-se como qualquer pessoa normal, porém ladeado, às vezes, por pessoas extranhas totalmente apáticas ao que está ao seu redor. Geralmente lendo ou escrevendo alguma coisa... geralmente poemas.
Localização: Vai da Praia do Ideal até o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Veja Adiante)
   
Clique para ver...Praça do Cristo Redentor
Localizada na Praia de Iracema ao lado do Teatro São José, do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e defronte ao Seminário da Prainha, foi fundada em 1822.
Museu do Automóvel
Inaugurado em 3 de Julho de 1981, o Museu do Automóvel possui cerca de 60 carros, um dos mais completos do gênero (Cadillac, Chevrolet, Dodge, Fiat). O mais antigo é um Ford 1917.
Localização: Rua Des. Manoel Sales de Andrade, 70 - Água Fria - Telefone: (0xx85) 273-3129
Visitas: 3ª Feira à Sábado - de 9 às 12h e 14 às 17h. Domingo - de 9 às 13h.
Catedral Metropolitana
Construída entre os anos de 1937 e 1963, possui estilo eclétipo e predomina elementos neogóticos. Conhecida como Igreja da Sé.
Localização: Praça da Sé - Centro - Telefone: (0xx85) 231-4196
Visitas: De 2ª a 6ª Feira - Procurar a Arquidiocese no Local
Clique para ver...Mercado Central (Externo)
A melhor opção de compras da cidade é o Mercado Central. Lá você encontra o típico artesanado do Ceará (couro, bordados, rendas, palha, etc) para você levar para o seu uso ou para presentear alguém.
Mesmo que a sua temporada seja curta, não deixe de conhecer, mesmo que seja somente para ver o que é feito na terra. Você não irá se arrepender.Clique para ver...
Clique para ver...Restaurante Estoril
Antigo Casarão da Praia de Iracema construído nos anos 40 pelos militares norte-americanos o Restaurante Estoril é reduto de intelectuais e boêmios. Em 1995 ameaçado de cair, foi restaurado na íntegra e abriga um Restaurante e um Centro de Cultura.
Localização: Rua dos Tabajaras, 397 - Praia de Iracema - Telefone: (0xx85) 219-8389
Visitas: Aberto ao Público.
Clique para ver...Mausoléu Presidente Castelo branco:
É uma homensagem do povo cearense ao Marechal Castelo Branco. Ex-Presidente da República, nascido na cidade de Messejana, região metropolitada de Fortaleza, morto em um desastre de avião.
Lá estão fotografias e objetos pessoais do ilustre cearense, além de documentos tais como, certidão de nascimento, diplomas dentre outros. Vale a pena conhecer pela sua arquitetura e dados históricos da história do Brasil.
Clique para ver...O Teatro José de Alencar
Construído entre 1908 e 1910, é um importante marco arquitetônico e cultural de Fortaleza. Com estrutura metálica importada da Escócia, o teatro abriga ainda biblioteca e galeria de arte. Possui jardim lateral projetado pelo paisagista Burle Marx. Tombado pelo IPHAN, tem movimentada agenda de espetáculos durante todo o ano.
Localização: Praça José de Alencar - Centro - Telefone: (0xx85) 252-2324
Visitas: 3ª Feira à Sábado - de 9 às 12h e 14 às 17h. Domingo - de 9 às 13h.
Clique para ver...Praça dos Leões
Homenagiando o General Tibúrcio, herói da Guerra do Paraguai, nascido na cidade de Viçosa do ceará na Serra da Ibiapaba, a Praça dos Leões é uma das mais lindas da capital cearense. Localizada no centro da cidade, fica perto do Quartel da 10ª Região Militar, antigamente o Forte de Nossa Senhora da Assunção. Ponto de início da fundação da cidade de Fortaleza.
Clique para ver...Avenida Beira-Mar
É a praia mais central da cidade. Ponto certo para passear, fazer cooper, fazer compras na feirinha de artesanato ou tomar uma água de côco apreciando o por-do-sol.
É onde tudo acontece: festas de comemorações e uma vez por ano o carnaval fora de época (Fortal). Com uma boa opção de restaurantes, lá você encontra a mais famosa e deliciosa "Peixada Cearense" prato típico do Ceará.
Forte de Nossa Senhora da Assunção
Foi o marco inicial da cidade de Fortaleza. Construído em 1649, foi batizado de Forte Schoonemborck. Em 1655, foi tomado pelos portugueses e recebeu o nome atual. Reconstruído em 1816, atualmente sedia a 10ª Região Militar.
Localização: Av. Alberto Nepomuceno - Centro - Telefone: (0xx85) 231-5155
Visitas: Aberto à visitação pública diariamente
Clique para ver...A Ponte Metálica
Também conhecida como Ponte dos Ingleses, foi construída em 1923, servindo de porto para Fortaleza. A partir dos anos 40 tornou-se ponto de encontro da boemia e dos apaixonados pelo pôr-do-sol. O espetáculo fica completo quando a lua cheia sobe do lado oposto, por cima do porto do Mucuripe. Nas manhãs, golfinhos podem ser vistos brincando na sua proximidade. Possui lojinha de conveniência, lanchonete e quiosques do Núcleo de Preservação Ambiental.
Localização: Rua dos Tabajaras - Praia de Iracema
Visitas: Lojas abertas todos os dias da semana das 8 às 11h e de 13 às 21h.
Clique para ver...O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
É uma infra-estrutura completa para o exercício do lazer e da arte, objetivando democratizar o acesso à Cultura, gerar novos empregos e movimentar o mercado turístico cearense. São 30 mil metros quadrados de área para vivenciar a arte e a cultura, com atrações como o Memorial da Cultura Cearense, o Museu de Arte Contemporânea, o Teatro Dragão do Mar, as salas de cinema do Espaço Unibanco Dragão do Mar, o Anfiteatro Sérgio Mota e um auditório.
Localização: Rua Dragão do Mar - Praia de Iracema - Telefone: (0xx85) 488-8600
Visitas: De 3ª a 6ª Feira - de 10 às 18h. Sábados e Domingos - de 10 às 21h Clique para ver...
Clique para ver...Museu de Fortaleza
Antigo Farol do Mucuripe, foi restaurado e atualmente abriga peças e acervo sobre os principais momentos e acontecimentos que marcaram a capital cearense. São reproduções, desenhos, fotografias e documentos além de inúmeras ilustrações.
Localização: Av. Visconde de Castro, S/N - Mucuripe - Telefone: (0xx85) 263-1115
Visitas: Todos os Dias da Semana no Horário Comercial
Clique para ver...Passeio Público
Construído no Século XIX, tombado pelo IPHAN, é uma das principais referências da memória da cidade. Em estilo neoclássico, tem um chafariz e árvores centenárias como o baobá. Local onde foi fuzilado o Mártir Padre Mororó.
Localização: Entre as Ruas Barão do Rio Branco, Dr. João Moreira e Floriano Peixoto - Centro
Arquivo Público
Criado em 1916, o Arquivo Público funcionava na Biblioteca Pública do Estado. A partir de 1921, fez parte da Secretaria do Interior e Justiça. Em 68, vinculou-se definitivamente à Secretaria da Cultura do Estado, embora tenha percorrido vários prédios antes de instalar-se, em 93, na sede atual.

O prédio que abriga hoje Arquivo Público foi construído em 1880 pela família Fernandes Vieira. O Solar dos Fernandes é um casarão em estilo neoclássico, característico do século XIX, com 15 janelões no térreo e 19 sacadas no pavimento superior, que foi recuperado pela Secretaria da Cultura do Estado.
Clique para ver...O Museu da Cachaça de Lagoa do Carro
É uma entidade particular. Foi inaugurado em 10/12/1998 pelo seu idealizador e fundador: o empresário José Moisés de Moura considerado o maior colecionador de cachaça do mundo.Situado no Estado de Pernambuco, a 60 Km da Capital, no município de Lagoa do Carro (próximo a Carpina - mapa), o museu conta com um acervo extenso e diversificado. Foi constituído para mostrar aos visitantes um pouco da importância e da história da cachaça através de suas garrafas.
O museu mostra um pouco da história do Brasil, sua cultura, seus costumes e sua geografia através dos rótulos de cachaça.
 




















Um comentário:

  1. “Economia verde” é o tema do 3º Fórum de Ideias Inovadoras da AL

    A Assembleia Legislativa inicia a Semana do Meio Ambiente com o Fórum de Ideias Inovadoras em Políticas Públicas (FIP), que nesta 3ª edição terá como tema “Economia verde: uma agenda nas esferas públicas e privadas”.

    O evento ocorrerá nos dias 30 e 31 de maio, a partir das 9h, no Plenário 13 de Maio. O FIP – promovido pelo Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp) – irá discutir uma maneira possível de construir uma agenda de sustentabilidade a partir de uma racionalidade socioambiental, levando em consideração os custos e os impactos na economia.

    Durante os dois dias de debates, personalidades das áreas da política, economia e meio ambiente discutirão sobre a relação entre a sustentabilidade e o desenvolvimento. O presidente da Casa, Roberto Cláudio (PSB), abrirá o evento. Em seguida, o ex-deputado federal Ciro Gomes comandará a palestra “Desenvolvimento sustentável e políticas públicas”.

    Ainda pela manhã, o consultor da Waycarbon, Henrique Pereira, falará sobre “Mercado de carbono para entidades públicas e privadas”. O presidente do Conselho de Política e Gestão do Meio Ambiente (Conpan), Paulo Henrique Lustosa, encerrará a programação da manhã com a palestra “Um novo desafio para o desenvolvimento”.

    Às 15h, no Complexo de Comissões da Casa, o presidente da Embrapa, Luciano Matos, falará sobre o “Pagamento por serviços ambientais”. Para encerrar o primeiro dia de palestras, o assessor do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Antonio Rocha Magalhães, debaterá sobre mudanças climáticas.

    Já na terça-feira (31), o Fórum realizará palestra, a partir das 9h, no Complexo de Comissões da Casa, com o tema “Sustentabilidade: um novo jeito de fazer negócios”, com exposição do gerente executivo de desenvolvimento sustentável no Banco Santander, Sandro Marques. Às 9h50, o coordenador de Projetos da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Virgilio Gibbon, vai falar sobre o mercado de créditos de carbono. O encerramento da 3ª edição do FIP será feito pelo coordenador da Rede Brasileira e Internacional de Ecossocialistas (Rebrip), Pedro Ivo, que vai proferir palestra sobre a “Rio+20 e a Economia Verde”.

    “Queremos debater como construir no semiárido brasileiro um desenvolvimento mais harmonioso das pessoas e suas relações com o conjunto do mundo natural. Trata-se em síntese de encontrar caminhos para uma reconciliação entre economia e ecologia”, explicou o presidente do Inesp, Paulo Linhares.

    O Fórum de Ideias Inovadoras é aberto ao público. As inscrições podem ser feitas no Portal da AL ou pelo telefone (85) 3277.3704/3740.
    JU/LF

    ResponderExcluir